top of page

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DoTS

O projeto surgiu a partir de uma ideia maluca do biólogo Pedro Peloso: buscar e documentar, em campo, todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil. Inspirado pelo projeto Photo Ark, do fotógrafo Joel Sartore, acreditamos que a partir de belas imagens das espécies ameaçadas e dos pesquisadores que estudam esses animais, podemos aumentar a conexão entre o brasileiro e a nossa biodiversidade. Aos poucos a ideia se tornou um projeto que une ciência, educação, jornalismo e arte com o principal objetivo de estudar, documentar,  e divulgar para o mundo as espécies ameaçadas do Brasil. Com o apoio e parcerias de indivíduos e instituições (organizações não-governamentais, instituições de pesquisa e empresas do setor privado) o projeto virou realidade. Em 12 de Fevereiro de 2018 nasceu Projeto DoTS (Documenting Threatened Species). 

PESQUISA

O DoTS conta com uma equipe de cientistas especialistas em diversas áreas do conhecimento. Juntos, buscamos entender mais sobre biologia, evolução e ecologia das espécies ameaçadas extinção do Brasil. Só assim poderemos entender as necessidades particulares de cada espécie, contribuindo na elaboração de planos efetivos para a preservação dessas espécies em seus ambientes.​

SOMOS UM GRUPO DE CIENTISTAS E ARTISTAS PREOCUPADOS COM O FUTURO DAS ESPÉCIES

©DoTS_4k_PedroPeloso_AB1_9311.jpg

Documentando e divulgando para o mundo as espécies ameaçadas de extinção no Brasil

EDUCAÇÃO

Participamos em iniciativas que levam o conhecimento científico a novos públicos. Através de palestras, aulas, conversas, e atividades em escolas e comunidades, buscamos compartilhar de maneira leve e criativa informações acuradas sobre as espécies ameaçadas a públicos alternativos. 

ACREDITAMOS NA IDEIA DE QUE SÓ PRESERVAMOS AQUILO QUE CONHECEMOS

JORNALISMO

​Diversos cientistas do Brasil e do mundo realizam trabalhos focados em espécies ameaçadas. O DoTS realiza parcerias com essa comunidade para amplificar a voz desses cientistas e aumentar as chances de sucesso de seus projetos, resultando em maiores chances de sobrevivência das espécies ameaçadas de extinção.

Quatro em cada dez espécies de anfíbio estão ameaçadas de extinção no mundo - no Brasil, 42 espécies correm perigo. O DoTS busca entender melhor quais os fatores de risco para as espécies Brasileiras. Iremos estudar e documentar as principais ameaças às espécies de anfíbios no país. Buscamos ainda amplificar a voz dos diversos pesquisadores que trabalham com as espécies ameaçadas de extinção no Brasil. 

UMA PLATAFORMA PARA TODOS OS INTERESSADOS NA PROTEÇÃO DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO 

Peloso_SantaMarta-CO_SM2_8784.jpg
bottom of page